CORTIÇA E VINHO
A rolha de cortiça tem características únicas que beneficiam o vinho na confirmação do seu carácter. A sua estrutura celular complexa (cerca de 40 milhões de células por centímetro cúbico) permite a penetração de uma quantidade mínima de oxigénio, após o engarrafamento, favorecendo positivamente o seu desenvolvimento. Para além disso, o contacto da rolha com o vinho contribui para a formação de compostos antioxidantes e anticancerígenos que podem reduzir o risco de doenças cardíacas e degenerativas. Podemos dizer que uma boa rolha faz de um bom vinho, um vinho melhor.
A rolha de cortiça tem uma combinação única de propriedades físicas — elasticidade, flexibilidade, resiliência, impermeabilidade, compressibilidade — que lhe conferem inúmeras vantagens de utilização.
Usada já pelos egípcios, gregos e romanos, e mais tarde, a partir do século XVII até aos nossos dias, a evolução tecnológica da produção de rolhas de cortiça tem permitido melhorar este produto de modo a ultrapassar os seus problemas de qualidade.
Exemplo disso é a produção de rolhas técnicas, cujo processo de fabrico (eliminação de fungos e de polifenóis) e compósitos utilizados (cortiça e aglomerante alimentar), reduzem o TCA (Tricloroanisol, o principal responsável pelo gosto a mofo, bolor e bafio — o conhecido “sabor a rolha”) para níveis inferiores a 2,0 ng/L, e aumentam a sua compactação, eliminando o problema da “rolha partida” ao abrir a garrafa.
A Corkstoppers utiliza cortiça da melhor qualidade e aplica, na íntegra, as normas de Certificação da Qualidade. O resultado é um vedante uniforme e compacto, que oferece inúmeras vantagens:
Durante a aplicação:
· Rolhamento uniforme;
· Óptimo desempenho mecânico;
· Força de compressão uniforme.
Durante o estágio:
· Controlo de TCA <2,0 ng/L;
· Máxima estanquicidade.
Para o consumidor:
· Fácil extracção;
· Ausência de desagregação;
· Muito boa recuperação elástica.
Por tudo isto, a rolha de cortiça é um produto cada vez mais apreciado por consumidores e produtores de vinho a nível mundial, acrescendo ainda o seu carácter ecológico e amigo do ambiente, enquanto produto 100% natural e reciclável, promotor da sustentabilidade.